Validar se uma novo filho foi adicionado (tabela Pai x Filho)

Como posso identificar através do validateForm se o usuário adicionou um novo filho na tabela PaixFilho? Basicamente quero que o validateForm lance um throw caso o usuario nao tenha adicionado nada. Em outras palavras, o usuário é obrigado a adicionar um filho, independente do número de filhos atual.

Imagino que não tenha nenhuma ferramenta específica para isso, mas gostaria de sugestões. Qual a forma mais elegante de resolver?

Boa tarde @Hiago.

Pode fazer da seguinte forma:

function validateForm(form){

var tabela = form.getChildrenIndexes("nome_da_sua_tabela");

if(tabela.length == 0){
            throw "É necessário ter pelo menos um filho na tabela";
        }
}

abs,

Talvez não tenha sido muito claro na pergunta, mas a restrição não é sobre o número de filhos, e sim se houve algum novo filho adicionado. Em outras palavras, o usuário é obrigado a adicionar um filho, independente do número de filhos atual

Um jeito interessante de resolver isso seria armazenando em um campo o total de linhas após movimentar a atividade. Então quando voltar para essa atividade tu já teria esse campo preenchido e bateria contra o total corrente no ValidateForm antes de salvar usando o código da resposta do @Pedro.

Bom, a solução que eu usei foi utilizar uma check-box que marca quando o usuario adiciona um novo filho. Como no caso não era permitido excluir após adicionar, eu não tive o problema de deixar a check-box marcada após o usuario adicionar e excluir.

Uma outra solução seria a do @Rafael Vanat.

Mas como eu suspeitei, não existe nenhuma solução elegante onde nao seja necessário criar um novo campo.