Rest 2.0 com autenticação não está abrindo o ambiente corretamente

Boa tarde,

Após a atualização para a versão 12.1.33 e a utilização do Rest 2.0, comecei a ter problemas com a autenticação via API.

Utilizo o chave PrepareIn=01 e passo o Basic Auth via header, o que funciona normalmente.

Porém, agora na 12.1.33 tenho tido muitos problemas com thread caindo ou não conseguindo abrir o ambiente, resultando em errorlogs como:

THREAD ERROR ([4580], TP|HTTPREST|HTTPURI@01|FALSE, 92B8E47CB1917F428FE1DEED5A91A19A) 09/02/2022 13:37:37 Alias does not exist SX2 ( PREVIOUS ERROR : Alias does not exist: DT6 ) on CHKFILE(APLIB200.PRW) 30/12/2021 15:45:42 line : 929

THREAD ERROR ([1972], TP|HTTPREST|HTTPURI@01|FALSE, 92B8E47CB1917F428FE1DEED5A91A19A) 09/02/2022 13:39:00 : DBUseArea - DB driver not initialized. on SFOPEDESC(QUICKOPE.PRW) 09/02/2022 13:33:39 line : 3158

A API que está sendo executada, apenas realiza algumas tarefas do Protheus via mobile, a mesma não utiliza comandos para abrir/fechar ambiente (RpcSetEnv/RpcClearEnv).

Mesmo aumentando consideravelmente o número de threads na tag Instances (Instances=20,60,18,5) o problema começa a ocorrer depois de um tempo.

Alguém já passou por isso?

Grato.

Guilherme, por favor, anexa a configuração do seu REST aqui. Se possível a API também. Somente essa API é chamada ou alguma outra? Parece que o ambiente foi fechado.

Guilherme, caso esse REST esteja atendendo outras API além dessa que você comentou, existe a possibilidade de alguma API ter encerrado o ambiente indevidamente. Em casos como esse, a melhor forma de descobrir é ligar os logs da lib e efetuar a pesquisa pela chamada da função RpcClearEnv, mais detalhes sobre os logs aqui: https://tdn.totvs.com/display/public/PROT/DT_Logs_de_Sistema

Daniel, muito obrigado! utilizei os logs informados e consegui chegar no problema. Realmente tinha outra API chamando a RpcClearEnv. removendo isso, o errorlog parou de acontecer.

Problema resolvido após analise dos logs reportados pelo Daniel Mendes.

Outra API estava sendo executada e chamando a função RpcClearEnv.

Guilherme, o indicado é utilizar os comandos para abrir/fechar ambiente (RpcSetEnv/RpcClearEnv), em todas as customizações.

Tive um problema parecido, na versão 12.1.33.

No meu caso também faltava o Uma simples falta do RPCClearEnv() no POST do REST.