Authenticação rest TLPP Core protheus

Boa tarde a todos,

Usando TLPPCore

Na documetação temos:

O REST tlppCore não é a evolução do REST ADVPL, ele é um recurso novo, e por isso não mantém compatibilidade de recursos, como a autenticação baseada em usuário do Protheus ou a utilização automática dos ambientes, onde a thread de execução estaria com a conexão ao banco de dados já realizada e com informações de empresa e filial carregas por exemplo. Nesse caso então, não há então nenhum desses recursos automaticamente carregados.

Sendo assim qual será a forma de logar com um usuário? Existem funções internas para "logar" o usuário via codigo e trabalhar com o framework protheus usando tlpp core?

Olá Vinicius, o que você quer fazer em “Logar com Usuário”? Autenticação do serviço?
Caso vc queira utilizar oAuth (Basic) utilize dessa forma: oAuth - TOTVSTEC - TDN
ou oAuth2, siga as instruções de: oAuth2 - TOTVSTEC - TDN Abs, Denardi

Vinicius,

Você está confundindo REST 2.0 com REST TlppCore, são coisas diferentes.

O REST 2.0 continua lendo as configurações no INI, autenticando com base no usuário Protheus etc.

Documentação:

https://tdn.totvs.com/display/framework/Entendendo+as+novidades+do+REST

O REST TlppCore é totalmente apartado do Protheus, logo, ele não possui mecanismos para abrir ambiente e logar um usuário com base nos usuários do Protheus, tudo isso deverá ser feito de forma manual.

Caso queira ou precise usar os mecanismos de abertura de ambiente, autenticação de usuários, você deve utilizar do REST 2.0.

atualizei a pergunta

Eu coloquei uma nova informação na resposta, mas em resumo, se você deseja utilizar de Protheus no REST, utilize o REST 2.0.

Obrigado Daniel!

Para o caso do REST TlppCore, o ambiente deve ser a aberto a cada requisição?

Se bem entendi willian, o tlppcore não tem relação com protheus, sendo assim não sei o que pretende fazer, mas você vai ter que comunicar com um rest advpl via tlpp para fazer algo no protheus usando tlppcore.

Foi na sua pergunta que eu percebi que TlppCore e Rest 2.0 eram coisas diferentes hehe, eu queria usar o conceito de classe do TLPP, porque o código fica muito mais limpo, inclusive a declaração dos verbos HTTP

Sobre o licenciamento, sabe me dizer se o Rest 2.0 continua consumindo licença Totvs I?, se não estiver enganado, vi em algum lugar que ele consome licença do módulo