Prezados, bom dia.
No meu ambiente tenho vários processos de workflow, muitos são iniciados por outras aplicações e não pelo fluig. Como posso fazer para ocultar e impedir que o usuário acesse o fluig e starte esses workflows?
Exemplo: Processo de aprovação de contrato é iniciado pelo TOP RM, mas, o usuário consegue iniciar um processo de aprovação pelo fluig quando não deveria.
@Otto, no TOP RM é utilizado algum usuário específico para abrir a solicitação?
Se sim, coloque a atividade inicial do processo com permissão somente para esse usuário específico.
Olá @Gabriel, obrigado por responder. Não, pelo RM TOP pode ser startado por diversos usuários de diferentes grupos. Minha idéia era alguma configuração no Fluig que eu pudesse dizer que o processo X não pode ser startado pelo Fluig.
Não sei se pode dar certo, mas se criar um campo onde você informa se o processo está sendo aberto do RM.
Dai quando o processo for aberto do TOP RM, dai você atribui um valor pra esse campo.
Caso o usuário tente abrir pelo Fluig, dai você verifica que esse campo está vazio e informa pra ele que não é possível abrir um processo pelo Fluig.
Olá Gabriel, os processos que são criados pelo TOP eu não consigo passar parametro a mais além dos campos que são chaves. O TOP quando executa o startprocess os unicos campos que são passados no card são os campos pk. Os processos que são startados por outra aplicação (feito por nos mesmo) ai sim, eu consigo passar informações a mais e ai da para fazer esse “bloqueio”. Queria algo mais simples.
Na atividade de inicio , você pode utilizar um mecanismo de atribuição , e isso funcionará como um filtro , para informar quem poderá iniciar um processo deste workflow
Atenção: Esta publicação foi transferida automaticamente do fórum antigo, mas os anexos não foram incluídos.
OLá @Bruno, não é bem esse o caso, pq quase todos os usuários podem startar o processo de aprovação, mas, esse Start é feito dentro do RM TOP e não no FLuig. Uma aplicação externa que executa o startProcess. Esse processo em questão (De aprovação de Contrato) so deve ser startado/criado pelo top RM e não pelo Fluig.
O RM TOP , tem um usuário individual no fluig , para fazer isso , ou ele utiliza o usuário logado?
Se ele utilizar um usuário logado , realmente desconheço a forma de fazer isso, mas caso ele utilize um usuário especifico , acredito que com esse mecanismo de atribuição , você poderia especificar esse usuário
Olá Bruno, é o usuário logado sim. Tudo integrado com identity
Ola Oto,
Eu não consegui ocultar o processo, mas coloquei uma validação no evento de formulário.
Esta validação verifica um se campo foi preenchido pelo ERP. Se não tiver eu disparando um erro que impede o inicio do processo pelo fluig.
function validateForm(form){
if (form.getValue ('C7_NUM') == '') {
throw "Este processo é inciado pelo Protheus.";
}
}
Além de fazer a validação sugerida pelo colega Helio Rezende, você também pode criar uma categoria específica para esse processo chamado por exemplo “Processos Automáticos”, para tirá-los da vista do usuário comum do fluig.
Unindo as duas opções, você deixa o visual da área de inicialização de processos mais limpa e o acesso (com a validação) mais seguro.