startProcess via dataset

Olá pessoal, gostaria de saber se é possível inicializar um processo (workflow) no fluig utilizando um dataset customizado, sei que tem como através de um processo inicializar outro através do hAPI.startProcess, utilizando um dataset customizado é possível fazer algo semelhante? se sim como? Desde já agradeço.

Creio que uma solução alternativa ao hAPI.startProcess é você utilizar um werbservice soap, hoje tenho um processo que faz conexão com um sistema externo e se tiver alguma alteração ele cria uma nova solicitação, e nele utilizo o webservice ECMWorkflowEngineService e ele cria a solicitação de forma automática e também move para outra atividade do processo. Dá uma olhada nos webservices https://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action?pageId=73084007 quem sabe possa te ajudar.

Se sua necessidade for parecida me avisa que posso te mandar um exemplo.

:warning: Atenção: Esta publicação foi transferida automaticamente do fórum antigo, mas os anexos não foram incluídos.

@Aline, vc tem um aplicativo externo que chama esse webservice, e o webservice quem starta sua solicitação no fluig, isso?

Mais ou menos, o webservice que uso é nativo do fluig então só faço o cadastro dele como serviço mesmo. No meu processo o que acontece é que tenho um dataset customizado que compara dados com um serviço externo ao fluig, quando ele encontra alguma inconsistência chama o webservice e ele inicia a solicitação através do startProcessClassic.

um dataset que chama um serviço cadastrado dentro do fluig?

@aline tem como colocar o código deste dataset chamando o servico do ECMWorkflowEngineService, por favor?

Boa tarde! Adicionei um arquivo de exemplo, qualquer duvida estou a disposição.

muito obrigado pelo retorno, vou dar uma olhada aqui.

Boa tarde Pessoal! Estou pela mesma situação, Geovane você tem o exemplo do dataset ainda? Não está dando mais para visualizar os que você anexou, desde já agradeço