Serviço JDBC no fluig

Boa tarde senhores,

estou testando serviços JDBC e dataset, e ja consigo realizar instruções como select em rm, ou protheus, assim como updates. querisa saber como roda por traz essas transações, visto que n é uma api rest o soap, mas que o fluig mim permite operar conforme comentei.

tenho rede na nuvem privada, que tem rm, protheus e fluig... mas logo que o fluig tiver ok, iremos criar um dmz e publicar na nuvem para os funcionarios operarem, assim como via app.

como fica a segurança, ou mesmo o que acontece quando usuário usa o dataset citado?

Olá Calebe,

Quando o usuário do Fluig utilizar um componente que invoque o dataset, o que está acontecendo, nada mais é que uma chamada à uma API do REST do Fluig.

Exemplo:

var c0 = DatasetFactory.createConstraint("STATUS", "0", "1", ConstraintType.SHOULD);
var dataset = DatasetFactory.getDataset("dsClientes", null, [c0], null);

Se torna um POST no endereço

http://SEU_FLUIG/api/public/ecm/dataset/datasets/

Á partir daí, é responsabilidade do servidor do Fluig (Wildfly) realizar a conexão JDBC com seu banco de dados e executar a consulta SQL. Por isso, quando for criar um Dataset que irá realizar uma consulta externa, tenha cuidado com os valores que receberá de suas telas/componentes e como os mesmos serão tratados para que evitem um SQL Injection, por exemplo.

Caso tenha maiores dúvidas, comente aqui!

Documentação de apoio: Dataset acessando banco de dados externo

Entendi @Luiz Postal, agora no cenario onde o fluig esta na rede interna, e o banco fluig e o banco por ex do totvs RM esta interno também, como fica a segurança? Reforço que a aplicação fluig vai ficar publica por regra de firewall.

Nas instrução SQL, consigo tambem enviar um por ex "UPDATE....", E ja conferi o dado é de dados atualizado no bd RM de boa. Queria uma saber uma forma pra dar segurança a esse tipo de implementação no fluig. visto que JDBC é mais um serviço fluig disponivel, e entre usar api rest ou soap, que irá consumir lincenças I no RM, vejo como interessante usar o JDBC