Remover a obrigatoriedade de ativar o Modo Demo quando o LS está inacessível

Olá,

Em algumas situações o LS pode estar inacessível devido a algum problema na nuvem TOTVS e o Fluig automaticamente entra no Modo Demonstração quando isso acontece.

Porém quando isso acontece a cada login o usuário é obrigado a clicar no botão “Modo Demonstração” ao efetuar login e praticamente todas as chamadas às API do Fluig travam, pois todos os endpoints REST (e até SOAP) exigem duas chamadas, uma pra ativar o modo demonstração e a outra pra fazer a consulta em si.

Além disso, pelo que lembro, no modo demonstração só poder ter 1 usuário logado no Fluig.

Então quando o LS da nuvem TOTVS caí o Fluig fica praticamente sem utilização, gerando muitas reclamações.

Há alguma forma de contornar isso? Alguma parametrização pra que ele não entre no modo demonstração se ao menos nas últimas 24 horas ele tenha tido uma validação válida no LS?

Ou pra conseguir algo parecido somente pedindo pra TOTVS, de forma urgente, a chave de recuperação?

3 curtidas

@brunogasparetto pelo que estou vendo o seu servidor Fluig é fora da nuvem da Totvs por isso ainda continua ativo mesmo sem o LS. Talvez uma solução para você seja alocar um outro servidor de licenças no mesmo servidor do fluig, e apontar as licenças do fluig para ele, assim não terá essa dependência. Acho que seria possível direcionar as licenças como falei, pelo menos no Protheus é perfeitamente possível.

Sim, por motivos da estrutura como foi criado o Fluig é on premise, porém o servidor de licenças fica na nuvem devido ao compartilhamento de licenças com as demais coligadas.

Infelizmente não é possível trazer o LS pra nossa rede devido a esse compartilhamento.

Mas considerando que o Fluig permite funcionar algum tempo sem a licença não faz sentido que apenas alguns minutos sem acesso já o force ao modo demonstração.

Mas obrigado pela dica, @cirilorocha. Vou levantar essa hipótese com a totvs se tem como ter um LS replicado localmente.

Me refiro a vocês tem mais de um LS, é perfeitamente possível, inclusive no protheus ele deixa configurar quantas licenças e quais licenças cada um tem. Seria uma solução para vocês terem um LS on primise específico para o fluig.

2 curtidas

É uma solução interessante, mas é o processo inverso do que aconteceu aqui, hehehe.

Antes cada coligada tinha seu LS on premise, mas devido a algumas negociações juntamos todas as licenças num só LS que foi pra TOTVS Cloud. Desfazer isso implicaria em uma negociação pesada com várias diretorias.

Acho que no meu caso, como o Fluig realmente não tem uma opção de “cache” da licença, quando o LS cair a gente vai ter que abrir chamado urgente pedindo a chave de recuperação (que nem sei se realmente funciona pra isso).

E considerando que o RM também não tem esse cache, porque se o LS dele caí ele automaticamente trava tudo, então é uma regra de negócio da TOTVS mesmo.

1 curtida

@brunogasparetto o Fluig deveria manter o acesso normal por 7 dias (Licenciamento da plataforma - TOTVS Fluig - TDN), salvo reinicialização do sistema, daí teria o comportamento que tu relataste. Se imediatamente após essa queda da comunicação já começa o comportamento de pedir o modo demo, acho que vale coletar as evidências, log etc e abrir um chamado.

1 curtida