Estou criando um relatório que mostra, para cada produto, o total vendido e quanto os 5 maiores clientes representam desse valor. Esse indicador ajuda a entender o nível de concentração das vendas.
Métrica % Representatividade dos top 5 clientes
SELECT (SELECT (SELECT Entrada de Pedidos Moas WHERE Ranking de clientes por produto < 6)/(SELECT Entrada de Pedidos Moas WITH PF EXCEPT Código do produto))
Metrica Ranking de clientes por produto
SELECT DENSE_RANK(Entrada de Pedidos Moas) DESC WITHIN (ALL OTHER EXCEPT Código do produto)
Porém essa métrica só funciona com o filtro 2. Agrupamentos… e a ideia seria trazer o valor de venda total e a representatividade, sem que o valor de venda seja alterado.
Existem algumas formas de realizar esse tipo de filtragem por Ranking, acredito que a forma mais simples seria filtrar direto pelo relatório antes de coloca-lo no Dash, por exemplo, você pode utilizar o filtro de classificação:
Em meu exemplo estou utilizando o Faturamento líquido por Cliente, nesta configuração ele vai mostrar os top 5 clientes que tenham maior faturamento líquido, quando utilizado no Dash, respeitando os filtros do mesmo ele vai mostrar por Data, produto, etc, segue:
Fazendo desta forma, na sua métrica você pode utilizar diretamente o calculoa, por exemplo Entrada de pedidos / Entrada de pedidos, facilitando assim o calculo da métrica.
Gostaria de ressaltar que também estamos à disposição no portal do cliente.