Protheus 12.1.27 - Falha na conexão com banco de dados

Estou fazendo uma instalação para estudos, fiz o seguinte:

1-Instalei SQL Server Express 2017, criei banco Protheus12, criei um usuario e marquei ele como db_owner.

2-Configurei ODBC x64 (DSN de Sistema)

3-Instalei License Server Vrtual

4-Instalei Protheus 12.1.27 com DBAcces (baixei no portal TOTVS)

5-Configurei os arquivos .ini

6-Iniciei DBAccess e AppServer com console

No DBMonitor faço a validação de conexão e da OK! Ao iniciar o SmartClient da a mensagem "Falha de conexão com banco de dados"

Em anexo estão os arquivo .ini e o console do AppServer e DBAccess

Desde ja agradeço a ajuda.

:warning: Atenção: Esta publicação foi transferida automaticamente do fórum antigo, mas os anexos não foram incluídos.

Leandro, boa tarde, Estou com o mesmo erro. Como vocÊ resolveu?

No log do DBACESS esta dando erro no usuário utilizado

Na configuração você criou com o nome de usuário "protheus" Error : 18456 (28000) (RC=-1) - [Microsoft][SQL Server Native Client 11.0][SQL Server]Falha de logon do usußrio 'sysdba'. o erro apresentado é que na conexão ODBC configurada no seu computador esta configurado para entrar com o usuário sysdba e não protheus

Configure seu ODBC para que o mesmo tenha a conexão do usuário protheus

Bem antes de mais nda valide no banco de dados o usuário mestre tipo sa ou se vc criou um o mesmo tem q ter a mesma configuração do sa. Depois vá no odbc64 altere a configuração que vc fez e altere para que o usuário e senha seja do mestre ou do usuário similar. Acompanhe de perto isso e com atenção, pq por experiencia propria já patinei nisso. Depois vá ao dbacess, suba ele como console e veja se há algum erro. Se não achou nda entre e crie uma nova configuração. OBS eu sempre crio com o mesmo nome e usuário do ODBC.

Murilo Ramos da Silva, obrigado!

Verifiquei minha conexão ODBC e estava correta com usuario "protheus", revisei e continuou o mesmo erro.

Então criei um usuario "sysdba" no SQL, apaguei o ODBC anterior e criei outro, acertei o .ini do DBAccess e mesmo assim continua apresentando o mesmo erro.

Boa Tarde, Verifiquei que no seu appserver.ini está "LocalFiles=CTREE", senão me engano, isso não funciona mais nas instalação ou criação de um ambiente do zero na 12.1.27

Ta na mão um link supimpa para ver o appserver.ini https://terminaldeinformacao.com/2019/03/04/como-instalar-o-protheus-12-1-23-lobo-guara/

Atenciosamente,

Muito obrigado! Depois de muito sofrimento resolvi com sua dica, foi só colocar chave [TopConnect] no AppServer.ini

Gastei muito tempo tentando resolver esse problema, até que entendi e resolvi. O problema não é com o ODBC - você pode manter qualquer usuário desejado - mas sim com o próprio usuário sysdba, que o Protheus tenta criar e não consegue adequadamente. Tente a seguinte solução:

  • Exclua, se existir, o usuário sysdba da aba security do SQL Server e também do banco de dados do Protheus
  • crie, na guia "security" do SQL Server (não do banco de dados) novamente o usuário sysdba, com a senha "masterkey". Assegure-se de desmarcar a opção de solicitar mudança de senha no próximo login. Associe esse usuário ao seu banco de dados como "public", na guia "User Mappings". Pra garantir, pode associar como db_owner também. Escolha o default schema "dbo" nas associações.
  • Salve, reinicie os serviços e teste. O erro "Falha de logon do usuário sysdba" deve ser solucionado.