Estou fazendo uma instalação para estudos, fiz o seguinte:
1-Instalei SQL Server Express 2017, criei banco Protheus12, criei um usuario e marquei ele como db_owner.
2-Configurei ODBC x64 (DSN de Sistema)
3-Instalei License Server Vrtual
4-Instalei Protheus 12.1.27 com DBAcces (baixei no portal TOTVS)
5-Configurei os arquivos .ini
6-Iniciei DBAccess e AppServer com console
No DBMonitor faço a validação de conexão e da OK!
Ao iniciar o SmartClient da a mensagem "Falha de conexão com banco de dados"
Em anexo estão os arquivo .ini e o console do AppServer e DBAccess
Desde ja agradeço a ajuda.
Atenção: Esta publicação foi transferida automaticamente do fórum antigo, mas os anexos não foram incluídos.
Leandro, boa tarde, Estou com o mesmo erro. Como vocÊ resolveu?
No log do DBACESS esta dando erro no usuário utilizado
Na configuração você criou com o nome de usuário "protheus"
Error : 18456 (28000) (RC=-1) - [Microsoft][SQL Server Native Client 11.0][SQL Server]Falha de logon do usußrio 'sysdba'.
o erro apresentado é que na conexão ODBC configurada no seu computador esta configurado para entrar com o usuário sysdba e não protheus
Configure seu ODBC para que o mesmo tenha a conexão do usuário protheus
Bem antes de mais nda valide no banco de dados o usuário mestre tipo sa ou se vc criou um o mesmo tem q ter a mesma configuração do sa. Depois vá no odbc64 altere a configuração que vc fez e altere para que o usuário e senha seja do mestre ou do usuário similar. Acompanhe de perto isso e com atenção, pq por experiencia propria já patinei nisso. Depois vá ao dbacess, suba ele como console e veja se há algum erro. Se não achou nda entre e crie uma nova configuração. OBS eu sempre crio com o mesmo nome e usuário do ODBC.
Murilo Ramos da Silva, obrigado!
Verifiquei minha conexão ODBC e estava correta com usuario "protheus", revisei e continuou o mesmo erro.
Então criei um usuario "sysdba" no SQL, apaguei o ODBC anterior e criei outro, acertei o .ini do DBAccess e mesmo assim continua apresentando o mesmo erro.
Boa Tarde,
Verifiquei que no seu appserver.ini está "LocalFiles=CTREE", senão me engano, isso não funciona mais nas instalação ou criação de um ambiente do zero na 12.1.27
Ta na mão um link supimpa para ver o appserver.ini https://terminaldeinformacao.com/2019/03/04/como-instalar-o-protheus-12-1-23-lobo-guara/
Atenciosamente,
Muito obrigado! Depois de muito sofrimento resolvi com sua dica, foi só colocar chave [TopConnect] no AppServer.ini
Gastei muito tempo tentando resolver esse problema, até que entendi e resolvi. O problema não é com o ODBC - você pode manter qualquer usuário desejado - mas sim com o próprio usuário sysdba, que o Protheus tenta criar e não consegue adequadamente. Tente a seguinte solução:
- Exclua, se existir, o usuário sysdba da aba security do SQL Server e também do banco de dados do Protheus
- crie, na guia "security" do SQL Server (não do banco de dados) novamente o usuário sysdba, com a senha "masterkey". Assegure-se de desmarcar a opção de solicitar mudança de senha no próximo login. Associe esse usuário ao seu banco de dados como "public", na guia "User Mappings". Pra garantir, pode associar como db_owner também. Escolha o default schema "dbo" nas associações.
- Salve, reinicie os serviços e teste. O erro "Falha de logon do usuário sysdba" deve ser solucionado.