Problemas com DBAccess – Licença não localizada

Olá, joia?

Estou tentando aprender mais sobre o Protheus e ADVPL, instalei o AppServer, o DBAccess e o License Server, mas quando tento rodar o DBAccess, aparece a mensagem:
“No DBAccess Licenses on License Server.”

Já conferi o arquivo lsinitialize.inf e a porta 7777 parece estar certa. Também tentei alguns comandos pra encerrar serviços que pudessem estar travando, mas sem sucesso.

Sou estudante, não tenho contrato com a TOTVS e estou tentando montar um ambiente local só pra poder aprender e praticar. Alguém aqui já passou por isso? Será que tem algum passo que estou deixando passar ou alguma limitação por não ter contrato?

Obrigado!

1 curtida

Olá Felipe, nunca peguei esse erro, da um confere no ini da minha maquina , veja se te ajuda.

[ENVIRONMENT]
SourcePath=C:\TOTVS-Treinamento\TOTVSLicenseVirtual\data\apo\
RootPath=C:\TOTVS-Treinamento\TOTVSLicenseVirtual\data\
StartPath=\system\
RpoDb=SQLite
RpoLanguage=PORTUGUESE
RpoVersion=120
LocalFiles=CTREE
DBDataBase=SQLite
DBAlias=SYSTEM
DBServer=localhost
startSysInDB=1
TOPMemoMega=1
FWLOGMSG_DEBUG=0
FWFRAME_TRACELOG=0
RPOCustom=C:\TOTVS-Treinamento\TOTVSLicenseVirtual\bin\appserver\custom.rpo

[DRIVERS]
Active=TCP
MultiProtocolPortSecure=0
MultiProtocolPort=0

[TCP]
TYPE=TCPIP
Port=2234

[LICENSESERVER]
Enable=1
Port=5555
ShowStatus=0
EnableNumber=1
LicenseFile=lsinitialize.inf
IPCGOTIMEOUT=45000
IPCRETURNTIMEOUT=90000
NUMBERVAL=1
STATELESSREUSECONN=60

[LICENSECLIENT]
Server=LOCALHOST
Port=5555
Enable=1

[SERVICE]
name=totvs-licenseVirtual
displayname=TOTVS | License Server Virtual

[GENERAL]
BUILDKILLUSERS=1
CONSOLELOG=1
CONSOLE=1
DebugThreadUsedmemory=0
ThreadMemwarning=0
MaxStringSize=500
IPC_ActiveTimeOut=300
ASyncConsoleLog=0
CanAcceptDebugger=0
CanAcceptRPC=0

[ONSTART]
jobs=LSInit
refreshRate=60

[LSInit]
Main=LSInitialize
Environment=Environment

[SSLConfigure]
SSL2 = 0
SSL3 = 1
TLS1_0 = 1
TLS1_1 = 1
TLS1_2 = 1
BUGS=0
SecondCertificateClient=C:\TOTVS-Treinamento\TOTVSLicenseVirtual\data\certs\licenseservercloud.cer
Verbose=0

[WEBAPP]
Port=8020
HideParamsForm=1
LastMainProg=TOTVSLSMONITOR
EnvServer=Environment

[WEBMONITOR]
ENABLE=0

[APP_MONITOR]
ENABLE=0

@Felipe.Saraiva para usar como base local é normal esse tipo de mensagem mesmo, porque o License Server sobe um modo de emergência sem licenças. De toda forma não deve lhe atrapalhar, a restrição é que só pode abrir duas telas do Protheus e exclusivamente na empresa 99-Teste.
Infelizmente para usar o sistema não é tranquilo, a gente sempre se depara com vários pequenos “macetes” para ele funcionar, e que não estão claros como fazer.
Era legal se você tivesse um colega que lhe ajudasse a subir esse ambiente, certamente vai se depara com muitas outras situações antes de conseguir fazer o sistema rodar.