Popular Grid MVC ignorando campos obrigatórios

Estou criando um grid MVC onde para facilitar para o usuário já trago as informações pré-preenchidas. Estou me deparando com um problema prático, se eu não preencher os campos obrigatórios o sistema não permite incluir outras linhas. Então para resolver eu tentei fazer o tratamento desativando a obrigatoriedade usando o seguinte comando: oStruZ02:SetProperty('Z02_DATA',MODEL_FIELD_OBRIGAT,.F.)

Ao final do processo volto o campo como obrigatório para que agora o usuário faça o preenchimento. Porém fazendo desta forma o sistema só obriga os campos na última linha. Como se as linhas que eu incluí sem a obrigação ficaram todas desta forma. Seria possível forçar essa situação para as demais linhas?

Como paliativo estou fazendo um arranjo técnico, estou preenchendo os campos obrigatórios e depois via LoadValue() forçando a limpeza de todos os campos.

Olá,

Não é possível fazer essa verificação para as demais linhas, uma vez que a linha está no grid, entende-se que é uma linha válida, portanto somente a última ou novas linhas serão validas quanto a obrigatoriedade dos campos entre outras verificações.

Até entendo o raciocínio, mas da forma que forcei (preenchendo e depois limpando) ele valida todas as linhas. Teria uma explicação para isso?

A linha fica invalidada. Quando você adicionou os registros tirando a obrigatoriedade, a linha ficou em estado válido.

1 curtida