Não solicitar preenchimento de campos desabilitados no Formulário

Prezados, boa tarde. Estou elaborando um formulário onde existe uma seleção "radio", que desabilita vários campos do formulário. Porém desabilita campos obrigatórios que precisam ser preenchidos quando o usuário seleciona outro "radio" sem ser esse. Alguém poderia me ajuda para que quando o usuário solicitar o "radio" que desabilita os campos obrigatórios, a rotina também desabilita a obrigatoriedade.

Att,

Bom dia Rodrigo.

Pelo que eu entendi você quer desabilitar a obrigatoriedade de preenchimento no seu campo caso uma radio esteja marcada ou desmarcada.

Para fazer isso, crie uma condição no seu evento 'validateForm' que antes de lançar a mensagem de obrigatoriedade, verifica se a radio está marcada ou não.

Segue exemplo:

if(form.getValue("certificadoValido") == "Sim"){//Minha radio
        if(form.getValue("totalHoras") == ""){// Campo de texto, que só deve ser obrigatório caso a radio esteja marcada
            msg+="\nÉ necessário informar o Total de horas contidas do certificado anexado.";
    }
}

Com esse código o meu campo de texto somente é obrigatório caso a minha radio esteja marcada

Boa tarde, eu fiz conforme o descrito mas não deu certo.

agora não pede para preencher os campos obrigatórios.

Não pode esquecer de dar o throw na variavel msg. Ou pode dar o throw direto na mensagem, substituindo o msg+= por throw

Qualquer coisa, posta na pergunta o trecho do código para eu dar uma olhada

Boa tarde, me desculpe a demora mas deu certo. Eu estava fazendo errado, muito obrigado.