Menu de Usuário

Esbarrei com uma necessidade em um cliente que ele precisa ter 2 menus customizados para o mesmo modulos. Eu preciso fazer uma rotina que eu consiga trocar esse menu sem precisar ir pelo configurador. Existe alguma função que carregue o menu em tempo de execução? que eu passe por parametro o nome do menu ja criado e o Protheus carregue? usaria o ponto de entrada afterlogin()

Olá,

Criar dois menus customizados para o mesmo módulo é perfeitamente possível, bastar criar via Configurador, você pode ter na verdade incontáveis menus para o mesmo módulo.

O que ocorre, é que cada usuário ou grupo de usuários, pode ter apenas UM menu por módulo.

Logo se a ideia é criar um por exemplo, um menu do Financeiro para usuário do Contas a Pagar e um menu do Financeiro para usuário do Contas a Receber, isso é perfeitamente possível, inclusive, essa possibilidade existe há anos.

Basta criar o menu, FINPAG, com as rotinas de contas a pagar e vincular ao usuário ou grupo de usuários e fazer o mesmo, um FINREC e também vincular aos usuários ou grupos de usuários específicos.

Além disso, também é possível criar apenas um menu e remover as rotinas via privilégios, logo o usuário X vai ver as rotinas A, B e C enquanto o usuário Y vai ver as rotinas D, E e F, sendo que ambos estão acessando o mesmo módulo e o mesmo menu, basta efetuar as devidas configurações via privilégios, menus e talvez com o auxílio de grupo default também. Novamente, essa configuração existe já há muitos anos, logo mesmo estando em um release já antigo mas ainda homologado, como o release 12.1.2210, toda essa configuração já é possível.