Lentidão Protheus

Pessoal, bom dia!

Estou com uma lentidão muito grande na entrada do Protheus Release 12.1.23 ,formação dos menus e troca de telas, o meu ambiente é um ambiente novo com o Lobo Guará + SQL Server 2017 (Express) todo atualizado, o estranho é que essa lentidão só é apresentada quando estou com a base plugada no License Server Virtual em uma base teste sem o license server não é apresentada essa lentidão, alguém já passou por esse problema ou semelhante?

Abraço

Boa tarde Ted,
A comunicação do LS pode estar sendo o motivo dessa lentidão, já verificou a latência de rede entre o Appserver que está utilizando e o LS?

Boa tarde TED, estou com o mesmo problema na Release 25 com o oracle, você conseguiu resolver?

Boa tarde!

Tivemos um problema de lentidão generalizada aqui (apontamentos de produção, lançamentos de nota fiscal de entrada) e, ao rastrear pelo dbaccess, identificamos que o sistema varria inúmeras vezes tabelas da contabilidade.

A questão toda foi resolvida deixando todas as tabelas deste post com o compartilhamento igual: http://tdn.totvs.com/display/public/PROT/CTB0012_Compartilhamento_de_tabelas_SIGACTB

Não sei se é o seu caso (já que comentou do LS Virtual). Mas aqui, o gargalo era exatamente esse. Mudando o compartilhamento, o sistema voltou a processar normalmente.

Att,

Bom dia, também estou com o mesmo problema. Conseguiu resolver?

Bom dia Heber, você já gerou algum logprofiler para identificar o ponto de lentidão?

Bom dia, no meu caso o parâmetro MV_INTTAF estava ativado, gerando linhas em branco na SX2.
Modifiquei o parâmetro e limpei as linhas em branco da SX2 e voltou a acessar com agilidade.
Mas nem tudo é maravilhas. Em 1 empresa especifica mesmo desabilitado o parâmetro continua lento o processo de compras e financeiro, apenas esses 2 módulos especifico.

Boa tarde,

Estou na versão 12.1.25 com dicionário de dados no banco (SQLServer) e estou com o mesmo problema de lentidão, meu ambiente está com lib, binários e dbaccess atualizados.

Verifiquei o compartilhamento das tabelas e estão certas.

Alguma outra dica?

Bom dia,
Estou com o mesmo problema depois de aplicar as atualizações de dezembro, acredito que seja um problema de produto que a Totvs ainda não corrigiu.

Bom dia Turma. Eu também, depois de atualizar para 12.1.25, estou tendo problemas de lentidão em algumas rotinas especificas como Doc. Entranda, Doc.Saída, Baixar Requisição… ou seja… quando está relacionado a alguma coisa de movimentação de estoque…mas ainda não descobri o que é exatamente… se alguém conseguir alguma novidade… compartilha aqui com a gente… Obrigado.

Tambem estou com problema de lentidao? Alguem conseguiu alguma novidade?

Reginaldo, meu problema de lentidão estava relacionado à erros no compartilhamento das tabelas do SIGACTB que resolvi com o procedimeno TDN: CTB0012_Compartilhamento_de_tabelas_SIGACTB - Linha Microsiga Protheus - TDN

Obrigado! Vou testar.

bom dia. No note de um amigo, vi este mesmo problema de lentidão, mesmo com o dicionario no banco, e resolvi mudando o driver de conexão, eu utilizava apenas SQL Server e troquei pelo Native. Veja nos anexos que coloquei ( appserver.ini e na ODBC )

:warning: Atenção: Esta publicação foi transferida automaticamente do fórum antigo, mas os anexos não foram incluídos.

Bom dia, mesmo problema, lentidão generalizada em movimentação de estoque (apontamento de produção, entrada de nota, etc.) Estou na 12.1.25, WIN 2012 R2 + SQL SERVER 2016 STD atualizado(sobrando recursos), driver ODBC Native 10, parametro MV_INTTAF desativado... Caso alguém tiver um luz, compartilhar aqui conosco, pois o suporte...

Obrigado !

:warning: Atenção: Esta publicação foi transferida automaticamente do fórum antigo, mas os anexos não foram incluídos.

Bom dia Mauricio, percebeu esta lentidão após alguma atualização? Por exemplo procedures, lib, binário, Dbaccess, windows …

Oi Douglas, estávamos em lib, binario ,dbacess desatualizados e com lentidão. Fizemos atualização para a mais recente.(lib 27072020 / appserver 17.3.0.20 / dbacess 19.2.1.1) porem lentidão persiste… Minha base nao eh grande, tem 13Gb e SC2 com 1.4Mi de registros mas esta muito lento o processo.

Bom, alguns processos podem ajudar a diminuir a lentidão e garantir melhor integridade dos dados, por exemplo referente ao rpo pode realizar a desfragmentação dele, as vezes melhora um pouco o desempenho, já sobre o acesso e consulta ao banco pelo dbacces, configurar uma rotina de plano de manutenção no SQL Server, que recria os índices no banco e faz diversos outros controle e processos no banco de dados, podem ajudar a melhorar o desempenho do sistema.

Fica como dicas, mas realmente para melhor identificar o motivo da lentidão, precisaria de uma analise do ambiente, o que está acontecendo durante os processos de estoque, tem muitos processos que acessam e dão Lock na SB2 por exemplo, fazendo com que para terminar um processo aguarde o encerramento de outro, já me deparei com customizações que eventualmente geravam até deadlock na SB2…

Ola Douglas, agradeço pelas informações ! Curioso que o desempenho eh o mesmo em um RPO sem customização recem baixado ! Notei que o dicionario de dados(c-tree) esta com tempos de leitura muito alto em minha opiniao, em especial a tabela TEMPFILE (160segundos) sera que este pode ser um motivo ? veja o anexo de leitura usando o SHIFT + F6 no BROWSER.