Consulta Banco de Dados

Estou desenvolvendo uma página de consulta de processos do Fluig, porém o código acessa os datasets necessários para retornar os resultados desejados. A consulta é muito lenta, mesmo acessando apenas um dataset interno de um processo. Gostaria saber se é possível realizar uma consulta direta ao banco de dados, passando um código sql.

Nickolas, Quando você faz uma consulta por meio de um dataset o fluig por tras converte em uma query pra buscar no banco e essa query é inserida no log. Você pode fazer as chamadas por dataset e conferir no log quais tabelas estão envolvidas na consulta, e a partir dai montar o MER pra trazer os dados que você precisa.

Entendi. É que na situação que estou, eu preciso utilizar 4 tabelas diferentes do Fluig, tabela interna de um formulário, tabela interna colleague, tabela interna workflowProcess e tabela interna processHistory. Hoje eu realizo a consulta utilizando as consultas do dataset como pedem na documentação, porém quando o retorno dos registros são muitos, a consulta fica muito lenta. Por isso a dúvida se é possível acessar o banco direto com uma query montada no javascript.