Como fazer o calculo de positivação de clientes no TOTVS Analytics?

Como criar uma métrica para calcular a positivação de clientes com movimentação (que realizou alguma compra) em determinado periodo?

Boa tarde Debora,

Obrigado pela sua pergunta, estarei disponilizando abaixo um demonstrativo para criação da positivação de clientes, segue:

  1. Objetivo

Este documento tem como objetivo descrever de forma clara como construir as métricas necessárias para calcular positivação no Analytics by GoodData, utilizando como base o conceito de venda líquida e o recurso de TimeLine.

2. Estrutura do Cálculo

A positivação é medida a partir de clientes que tiveram movimentação positiva de vendas dentro de um período analisado, em comparação ao total de clientes da carteira.

O cálculo será dividido em etapas:

  1. Criar métrica de Venda Líquida.
  2. Criar métrica de Clientes Positivados.
  3. Calcular Positivação Atual.
  4. Calcular Positivação 6M (últimos 6 meses).
  5. Calcular Percentual de Positivação.

3. Métricas Detalhadas

3.1. Métrica de Venda

A primeira métrica será a base para identificar se o cliente realizou alguma compra.

Nome da métrica: Total Vendas

SELECT SUM(IFNULL(VENDA,0) BY CODIGOCLIENTE

  • VENDA: valor total vendido.
  • CODIGOCLIENTE: chave do cliente.

Note: Utilize o BY para que a soma seja agrupada por cliente.

3.2. Clientes Positivados

Com base na métrica de venda criada acima, contabilizamos os clientes cujo resultado foi maior que 1 (ou seja, clientes efetivamente com compras).

Nome da métrica: Total Clientes com Vendas

SELECT COUNT (CODIGOCLIENTE, Records of Venda) WHERE Total Vendas > 1

3.3. Positivação mês Atual

Utilizando o conceito de TimeLine, calculamos a quantidade de clientes positivados no período corrente.

Nome da métrica: Positivação mês Atual

SELECT Total Clientes com Vendas WHERE Month/Year (DATA) BETWEEN Timeline 1 - Month/Year - MIN AND Timeline 1 - Month/Year - MAX

Note: Para mais detalhes sobre o recurso de TimeLine, acesse a explicação através do link Fluig Academy ou Disconnected Date Dimension.

3.4. Positivação dos últimos 6 Meses

Aqui expandimos o intervalo em 6 meses para obter uma visão acumulada.

Nome da métrica: Positivação últimos 6 Meses

SELECT Total Clientes com Vendas WHERE Month/Year (DATA) BETWEEN (Timeline 1 - Month/Year - MIN-5) AND Timeline 1 - Month/Year - MAX

3.5. Percentual de Positivação

Por fim, calculamos a variação percentual entre a Positivação mês Atual e a Positivação dos últimos 6 Meses.

SELECT Positivação mês Atual / Positivação dos últimos 6 Meses

4. Resultado Prático

A aplicação das métricas acima gera um indicador de positivação que permite acompanhar:

  • A posição atual (período corrente).
  • A tendência histórica (últimos 6 meses).
  • A evolução percentual (comparação entre atual e histórico).

Isso garante uma visão consistente da performance comercial por carteira, vendedor, região ou cliente.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente.