Apache Para uso do PHP

Necessito ler um banco de dados Postgresql via PHP.

Pelo que entendi, não consigo usar o servidor de HTTP do Fluig porque é algo de uso com características próprias dele.

Se for mesmo assim, para utilizar um código PHP vou precisar instalar um Apache no meu servidor Fluig.

Vou escrever uma widget, cujo javascript irá provocar a chamada PHP, que, por sua vez, vai se encarregar de se comunicar com o Postgresql.

Há algum problema quanto a isto, algum efeito colateral que advenha desta prática?

Mausim, a chamada será via webservice? Se for, dará tudo certo. Senão, acredito que será o primeiro a atender tal demanda. Seria interessante postar o resultado.

Caro @Alef, eu já fiz isto funcionar. A diferença é que, no caso que funciona, o Apache está no servidor onde reside o banco de dados. Eu queria saber se poderia haver algum conflito, se alguém tem essa experiência, de instalar o Apache no mesmo servidor onde está o Fluig.

Se você precisa acessar um banco de dados externo não pode usar Datasets customizados pra isso? https://tdn.totvs.com/display/public/fluig/Datasets+acessando+banco+de+dados+externo

Mas quanto à sua dúvida: a única restrição ao instalar o Apache, ou Nginx ou mesmo deixar o PHP rodando como um servidor (Swoole, por exemplo) é que ele não pode ouvir na mesma porta que outra aplicação já rodando.

Por exemplo, o Fluig por padrão é instalado pra ouvir a porta 8080. Você pode mudar pra porta 80, 443 ou qualquer outra porta que quiser. O Postgresql por padrão ouve a porta 5432, enquanto o SQL Server ouve a porta 1433 e o MySQL (e o MariaDB) a porta 3306. Então ao instalar um Servidor Web você só precisa configurá-lo pra ouvir uma porta que não esteja sendo usada e liberar o acesso dela no Firewall.