Ajuda para elaborar fórmula personalizada para cálculo de H.E. Protheus

Bom dia, pessoal.
Preciso elaborar uma fórmula no Cadastro de Formulas para Roteiro para que de certa forma o sistema considere sempre 30 na coluna Dias Cálculo para calcular as verbas específicas:

CÓD: 110 DESCRIÇÃO: H.EXTRA 50%
CÓD: 115 DESCRIÇÃO: H.EXTRA 100%

Para contextualizar o sistema Protheus utiliza a seguinte lógica (cenário hipotético):

O sistema busca da rotina de cadastro de período está com 31 dias de cálculo, no cenário atual o sistema usa 227,3333 como base divisora para encontrar o salário hora.

1700 / 227,3333 = 7,48
H.E. 50% = 7,48 * 1,5 = 11,22
H.E. 100% = 7,48 * 2 = 14,96

E eu queria que o sistema considere 220, para isso acontecer tenho que alterar os dias de cálculo no cadastro do calendário para = 30.

1700 / 220 = 7,72
H.E. 50% = 7,72 * 1,5 = 11,58
H.E. 100% = 7,72 * 2 = 15,44

Nesse cenário, ficaria correto, o H.E. 50% e H.E. 100% porém prejudica os outros cálculos e não está batendo os valores com o nosso sistema legado.

Já seguimos o tutorial disponível no link RH - Linha Protheus - GPE - Como configurar o parâmetro MV_DIASPER para definir regra de calculo porém não atende a nossa necessidade.

Alguém pode me ajudar a elaborar essa fórmula na rotina Cadastro de Formulas para Roteiro (GPEA290).

3 curtidas

@jvn20c bom dia.

Já experimentou criar um fonte customizado e chamar dentro do cadastro de fórmula no roteiro? Dentro do fonte você conseguiria fazer o cálculo, sempre deixar 30 dias conforme sua necessidade e retornar o valor que você deseja.

@jvn20c precisa analisar essa alteração com bastante cuidado, essas variáveis internas de cálculo são usadas em diversos lugares dos cálculos. Então ao alterar um valor desses tem impactos imprevisíveis em outros cálculos que você não quer que tenham alteração.

1 curtida

Bom dia @felipe.caiado, para ser sincero lhe agradeço mas não pensei nessa possibilidade.
Mediante ao cadastro de fórmula, seria possível, vc pode me ajudar a criar essa expressão?

Elaboramos uma parecida, em outro contexto:

1 curtida

@jvn20c teria que criar um fonte em ADVPL, fazer um cálculo conforme sua necessidade e chamar U_NOME_FONTE no campo resultado.

1 curtida

Encontrei essa documentação que aborda exatamente a minha necessidade:

Porém, preciso que seja feito no roteiro FOL e não no RES…
Alguém consegue me ajudar?

Tem uma configuração mais geral na folha para determinar se usa os cálculos com 30 dias fixos ou conforme os dias do mês:

https://tdn.totvs.com/display/public/PROT/TUKE03_Calculo_Folha_de_Pagamento_MV_DIASPER_Afastamentos

Olá @cirilorocha, obrigado pelo link!

Gostaria que o comportamento do referencial técnico envolvendo o parâmetro MV_DIASPER seja refletido somente nas verbas do tipo HORAS e não nas demais que compõem todo o cálculo.

Será que isso seria possível?

@jvn20c realmente desconheço sem existe esse comportamento no padrão. talvez até tenha algo precisa procurar ou abrir ticket com a Totvs para ver se eles respondem.

@cirilorocha já havia aberto um Ticket junto à TOTVS e não tive um direcionamento com relação a esse problema. Aparenta ser um problema no produto mesmo.