Variável DRE de Conta Partida

Prezados, bom dia!

Em meu dashboard do DRE a soma do Acumulado, está somando apenas o ultimo trimestre/semestre
Eu preciso que demonstre o acumulado do período selecionado, por exemplo o ano de 2025 inteiro.

Como posso ajustar isto?

Boa tarde Felipe,

Se em seu DRE o acumulado está somando apenas o último período, é muito provável que o cálculo do seu DRE esteja considerando os lançamentos de zeramento (apuração de resultado).

Quando a contabilidade faz o encerramento do exercício (seja anual, semestral ou trimestral), o sistema gera lançamentos que zeram as contas de receita e despesa contra uma conta de apuração (muitas vezes no grupo “23”).
Se essa conta de apuração estiver incluída na sua variável de cálculo, o DRE entende que o saldo foi “zerado”, e o acumulado para de somar o histórico anterior.

Aqui está o passo a passo de como resolvemos:

1. Identifique a Conta de Apuração

Verifique no seu plano de contas quais são as contas utilizadas para a Apuração do Resultado do Exercício.

• Dica: Geralmente são contas que iniciam com o código “23”.
  • Atenção: Note se o cliente/empresa cria uma conta de resultado diferente para cada ano (ex: uma conta para 2024, outra para 2025, etc.). Isso é comum e pode fazer com que o erro apareça apenas em anos específicos.
  1. Ajuste a Variável de “Conta Partida”

Para corrigir o acumulado, você precisa garantir que o cálculo ignore esses lançamentos de encerramento.

• Vá até a aba Administrar e clique em Variáveis

• Procure pela variável de nome: DRE - Conta Partida (Apuração de Resultado)

• Encontre o tópico de nome Valor Padrão, que não terá nenhuma conta selecionada no momento

• Após isso clique em Editar e selecione a opção de filtro “não é”, e selecione a conta/contas partida que devem ser retiradas

Nota Importante sobre Versão: Se o seu produto já estiver na versão atualizada, esse ajuste de variável deve surtir efeito imediato no Dashboard após recarregar os dados. Caso esteja em uma versão muito antiga, pode ser necessário atualizar o relatório (dash) ou reimportar a estrutura do produto.