O que fazer em casos de problemas de validação com o reCaptcha?
O Identity utiliza o reCaptcha do Google e, por ser um serviço terceiro, não possuímos autonomia para customizações. As recomendações de contorno, com relação a problemas no reCaptcha, são:
- Verificar se o navegador está atualizado, caso não esteja, sugerimos que realizem a atualização.
- Caso o sistema operacional seja Windows:
- Na barra de pesquisa do Windows, buscar por
Alterar configurações de proxy
. - Desmarcar as opções
Detectar automaticamente
eUsar um servidor proxy
.
- Na barra de pesquisa do Windows, buscar por
- Redefinir as configurações padrão do seu navegador. Caso utilize o Google Chrome, segue abaixo o passo a passo:
- Configurações > Redefinir configurações > Restaurar configurações para os padrões originais > Redefinir configurações.
- Redefinir alguns atalhos e configurações do Google Chrome;
- Desativar extensões;
- Excluir cookies e outros dados temporários de sites.
- Desinstalar as VPNs, pois algumas, enviam tráfegos que violam a legislação ou os Termos de Serviço dos Websites do Google, provocando bloqueio na autenticação do reCaptcha.
- Acionar sua equipe interna ou provedor de internet e verificar se a rede utiliza CGNAT ou NAT. Quando essas configurações estão ativas, o IP é público e compartilhado com um grupo de empresas/usuários simultâneos, podendo haver limitações na quantidade de endereços.
No mais, orientamos a desativação do reCaptcha no menu de Segurança do Identity, com isto, o componente deixará de ser exibido em todas as tentativas de login.
Por padrão, após 5 tentativas de login com erro, o reCaptcha é exibido. Em caso de ataques de força bruta, possuímos tratativas no Identity para bloqueio de IP, então, não é necessário ter o reCaptcha habilitado.