Mensagem “Credenciais de acesso inválidas” ao realizar login
Esse erro ocorre ao realizar login no Identity. É um dos erros genéricos mais comuns e possui várias causas associadas. Listamos abaixo os principais motivos para que essa situação ocorra e seus respectivos modos de resolução:
- Usuário não existe. Entre em contato com a administração da empresa para solicitar o cadastro.
- Senha do usuário incorreta:
- a) Caso a senha esteja incorreta, o usuário poderá fazer a redefinição, clicando em
Esqueceu sua senha?
na tela de login.
- a) Caso a senha esteja incorreta, o usuário poderá fazer a redefinição, clicando em
- Usuário desativado no Identity:
- a) Se o usuário estiver desativado no Identity, também ocorrerá o erro de "Credenciais de acesso inválidas".
- b) Se for o caso, o Administrador Corporativo deve ir em Usuários.
- c) Pesquisar o e-mail do usuário na tela Gerenciar usuários.
- d) Acessar o cadastro do usuário e clicar em Mais Opções.
- e) Acionar Ativar usuário.
- Mecanismo de expiração de senha no Active Directory:
- a) O Identity respeita a configuração do Active Directory local e impede o login do usuário se a senha estiver expirada.
- b) É necessário que o usuário defina uma nova senha no Active Directory local para efetuar o login.
- Usuário preso na lista de aceitos do Active Directory:
- a) Com um usuário Administrador Corporativo no Identity, acesse a aba Usuários.
- b) Pesquise o e-mail completo e verifique se aparece na lista de usuários do Identity (Gerenciar usuários).
- c) Caso o e-mail NÃO seja encontrado, acesse Configurações.
- d) Clique em Active Directory.
- e) Acione Gerenciar Active Directories.
- f) Busque pelo e-mail do usuário dentro do Active Directory.
- g) Por vezes, ocorre duplicidade na base do Identity e o usuário não aparece na listagem principal, porém, dentro do Active Directory, consta como aceito.
- h) Se isso ocorrer, solicite a alteração através de um ticket na Central de Atendimento, através das opções Nova Solicitação → Suporte Técnico. Assim, o time de suporte moverá o usuário para pendente através das APIs disponíveis.
- SmartSync e/ou Active Directory indisponíveis no contexto:
- a) Com um usuário Administrador Corporativo no Identity, acesse Configurações.
- b) Clique em Active Directory.
- c) Acione Gerenciar Active Directories.
- d) Verifique se as colunas SmartSync e AD estão com status Disponível.
- e) Quando o usuário estiver provisionado em um Active Directory via SmartSync, é necessário que esses servidores estejam disponíveis no Identity.
- f) Caso o SmartSync ou Active Directory estiver indisponível, inicie-o localmente.
- g) Enquanto o status Disponível não aparecer nas configurações, ninguém da empresa conseguirá logar com a senha de rede.
- Valor de objectGUID divergente entre o Active Directory local e o Identity:
- a) Com um usuário Administrador Corporativo no Identity, acesse a aba Usuários.
- b) Pesquisar o e-mail do usuário na tela Gerenciar usuários.
- c) Acessar o cadastro do usuário, ir nas informações de provisionamento e clicar em Mais detalhes.
- d) Esse é o valor de
objectGUID
que está cadastrado no Identity. - e) Para encontrar o valor de
objectGUID
cadastrado no Active Directory local, acesse a documentação: Identity | Como obter oobjectGUID
de um usuário no Active Directory? - f) Os valores de
objectGUID
tanto no Identity, como no Active Directory local, precisam ser iguais. Do contrário, é necessário forçar uma sincronização para atualizar esse valor. Saiba como em: Identity | Como forçar sincronização entre o Active Directory e o Identity?
- Senha pessoal desativada no contexto. Acesse o menu Segurança, vá na aba Credenciais de usuário e marque o parâmetro
Habilitar senha pessoal
.