qual banco usar em verz do express mssql, que não da mais na 2410 ?
Olá Antônio,
Caso seja para seu computador (base de teste local) eu estou utilizando PostGreSQL, mas também instalei o SQL SERVER 2019.
Caso seja seu servidor de produção segue link.
Banco de dados homologados - Linha Microsiga Protheus - TDN
Antônio, vou te explicar meu cenário, talvez responda sua pergunta.
Eu utilizava a release 12.1.2310 instalada na minha máquina Windows 11 somente para testes, exclusivamente para mim, e sem a necessidade de conectar em vpn e acessar a base da empresa, com o banco de dados SQL SERVER Express.
Agora com a release 12.1.2410, por conta da validação que o framework faz referente a sistema operacional e versão do banco de dados, com o SQL Express e no Windows 11 não seria possível a utilização mais.
No cenário acima eu resolvi da seguinte forma, instalei a versão do SQL SERVER DEVELOPER 2022, e no primeiro acesso ao protheus, já acessei o SIGACFG e definir o “Tipo de Ambiente” como “DESENVOLVIMENTO”, dessa forma conseguir continuar usando minha base local toda na minha máquina. Se utilizar outro tipo de ambiente, seja PRODUÇÃO ou HOMOLOGAÇÃO, aí não funciona com essa versão do SQL.
Para o cenário onde você utiliza na sua máquina:
Eu também utilizo Windows 11 com SQL 2019.
Mas pode baixar SQL Server 2022 Developer é uma edição gratuita completa, licenciada para uso como banco de dados de desenvolvimento e teste em um ambiente de não produção.
Ola senhores, resolvido o problema baixa o mssql developer que tambem a gratuito para uso home