Por aqui sempre usei o Fluig com uma única empresa/tenant, então nunca vi na prática como é a situação de desenvolvimento de processos e outros detalhes quando o Fluig está configurado para várias empresas.
Por isso gostaria que os colegas que possuem situações assim compartilhassem um pouco sobre esse funcionamento.
Por exemplo, quando publica/atualiza um Processo ele vai automaticamente para todas as empresas ou só pra empresa do usuário logado que fez o processo?
E com os formulários? Há diferenças também entre as empresas, já que o Volume de cada empresa é separada no wcm? Se tem diferença aí cada processo precisa indicar um formulário específico pensando na empresa?
3 curtidas
@brunogasparetto , Boa noite!
O usuário é vinculado somente a uma empresa, não é possível vincular ele a mais de uma empresa.
Nesse caso terá que subir o mesmo processo para cada empresa.
O Fluig poderia permitir ter uma usuário “master” para poder selecionar em quais empresas deseja subir. Não sei se tem alguma melhoria na Totvs relacionada a isso.
2 curtidas
Tudo que você tiver precisará ser criado em dobro.
Pois cada empresa é um contexto
Então vc precisar criar o usuário Fluig em todas as empresas, o processo e formulários pois tudo no banco de dados é identificado como tenant_id especifico de cada um. Pois a logica é que um processo por exemplo de compras para um tenant_id não quer dizer que será o mesmo.
Na prática é bem trabalhoso pq lhe força a ter q passar sempre o tenant_code como referencia em tudo.
3 curtidas
Ótimo saber que realmente tem essas diferenças.
Eu imaginava que um processo/formulário criado em uma empresa automaticamente era visível nas outras.
Aí um colega teve uma ideia de criar uma widget pra permitir atualizarmos evento de workflow sem precisar atualizar a versão do processo (porque em algumas situações foi só uma pequena falha que precisa ser corrigida e alterar a versão do processo implica ter que converter dezenas de solicitações), então fui conferir as tabelas de processos e percebi que possuem diferenciação pela empresa. Mas estava confuso já que tem lugar com tenant_id e outros com código da empresa, hehe.
No fim o correto é ter essa separação pra cada caso.
Eu já achava chato todo processo que crio no homologação ter que sair trocando o formulário dele pra ir pra produção, imagina com várias empresas 
2 curtidas
Aliás, esse problema de ter que pasar o tenant_code meio que já estou acostumado. Embora no Fluig eu tenha 1 só empresa, porque ele é on premise, aqui usamos o TOTVS RM e nele somos 27 Coligadas. Então pra tudo a gente tem que se preocupar com o CODCOLIGADA e derivados.
O problema só que vejo com sistemas multitenant que separam as empresas dessa forma é que no momento de alta concorrência o sistema perde performance, bem diferente dos que separam os tenants por database.
1 curtida