Como enviar um email de uma atividade especifica do workflow?

Pessoal, Tenho um processo (workflow), e preciso que em determinada atividade, além de enviar o email padrão de notificação processo, gostaria de enviar um e-mail para outras pessoas que nao fazem parte do processo e que não seja o mesmo modelo de email que esta sendo enviado pelo padrão.

Qual a melhor forma de fazer isso?

Pra isso você precisa utilizar um evento de workflow chamado sendEmail. Você definirá uma variável que recebe o título do e-mail(assunto), depois uma variável que recebe o endereço(s) de um campo do formulário, uma variável que vai armazenar todo o conteúdo do e-mail e posteriormente uma variável que recebe um recurso do fluig chamado EMailServiceBean que é pra definir o e-mail remetente do fluig que enviará a mensagem. Depois de definir essas variáveis você pode seguir normalmente com a montagem do e-mail nos padrões do meu código de exemplo, e define com um if em qual atividade o e-mail será enviado.

Segue um exemplo que tenho aqui:

function sendMail(){

var subject = "Solicitação de Contratação - Fluig"; var emailSup = hAPI.getCardValue("emailGerente"); var mensagem = ""; var obj = new com.fluig.foundation.mail.service.EMailServiceBean();

var num_atividade = getValue('WKNumState'); if(num_atividade == 13){

mensagem += "

src='http://192.168.1.105:8080/globalmailsender/mailSenderHeader?tenantId=1'>"; //Imagem de cabeçalho >do e-mail

mensagem += ""+hAPI.getCardValue('solicitante')+", "; mensagem += "Uma solicitação de contratação foi iniciada com o Nº >"+hAPI.getCardValue("num_processo") +" para seu departamento."; mensagem += "Informações da solicitação: "; mensagem += "Função: "+hAPI.getCardValue("funcao")+""; mensagem += "Loja: "+hAPI.getCardValue("loja")+""; mensagem += "Setor: "+hAPI.getCardValue("setor")+""; mensagem += "Tipo de Vaga: "+hAPI.getCardValue("tipodeVaga")+""; mensagem += "Colaborador substituído: "+hAPI.getCardValue("substituido")+""; mensagem += "Escolaridade exigida: "+hAPI.getCardValue("escolaridade")+""; mensagem += "Experiência exigida: "+hAPI.getCardValue("inlineRadioOptions")+""; mensagem += "Turno: "+hAPI.getCardValue("turno")+""; mensagem += "Horário inicial: "+hAPI.getCardValue("horaInicio")+""; mensagem += "Horário final: "+hAPI.getCardValue("horaFinal")+""; mensagem += "Observações: "+hAPI.getCardValue("obsVaga")+""; mensagem += "Motivo Registrado: "+hAPI.getCardValue("motivo")+""; mensagem += "

";

obj.simpleEmail(1,subject, "fluig@palomax.com.br", emailSup, mensagem, "text/html"); }

if(num_atividade == 55){

var subject = "Solicitação de Contratação - Fluig Palomax "; var emailSup = hAPI.getCardValue("emailGerente"); var mensagem = ""; var obj = new com.fluig.foundation.mail.service.EMailServiceBean();

mensagem += "

src='http://192.168.1.105:8080/globalmailsender/mailSenderHeader?tenantId=1'>";

mensagem += ""+hAPI.getCardValue('solicitante')+", "; mensagem += "Um novo colaborador foi admitido ao seu departamento a partir da solicitação de >contratação Nº "+hAPI.getCardValue("num_processo")+""; mensagem += "Informações da solicitação: "; mensagem += "Nome do colaborador: "+hAPI.getCardValue("funcionarioSelecionado")+""; mensagem += "Chapa: "+hAPI.getCardValue("chapaFuncionario")+""; mensagem += "Função: "+hAPI.getCardValue("funcaoFuncionario")+""; mensagem += "Loja: "+hAPI.getCardValue("lojaFuncionario")+""; mensagem += "Setor: "+hAPI.getCardValue("setorFuncionario")+""; mensagem += "Data admissão: "+hAPI.getCardValue("dtRegistroAdmissao")+""; mensagem += "Turno: "+hAPI.getCardValue("turno")+""; mensagem += "Horário inicial: "+hAPI.getCardValue("horaInicio")+""; mensagem += "Horário final: "+hAPI.getCardValue("horaFinal")+""; mensagem += "

";

obj.simpleEmail(1,subject, "fluig@palomax.com.br", emailSup, mensagem, "text/html"); } }

Legal, Vinicios. Muito obrigado!
Eu estava já partindo aqui, pelo evento aftertaskcomplete, para quando fosse completada a executacao de determinada atividade, eu enviaria o email… só iria ver como poderia enviar email pelo javascript nesse caso.

Por padrão, nos eventos de workflow, no TDS, não existe mais esse evento.
eu vi um exemplo aqui que acho que também funciona:
http://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action?pageId=183730587#Personalizaçãodee-mail-EnviodeE-mailPersonalizado