Adicionei um campo novo no dataset de clientes, para filtrar uma categoria de clientes. Já está configurado na consulta SQL, no Cloud Connect e o campo aparece no Good Data com 3 valores:
01 - INDEFINIDO
S (sim)
N (não)
Porém não estou conseguindo fazer o filtro funcionar. Adicionei esse filtro na tela inicial do dashboard 00.GERAL:
Depois de investigar bastante, descobri um problema no ETL que alterou os dados da chave de relacionamento nos datasets do Good Data, resolveu o problema do filtro
De fato quando um campo que compõe uma chave primária composta é alterado, vários problemas podem ocorrer nos dados e no relacionamento entre tabelas, como:
Perda de integridade referencial: as linhas deixam de ser corretamente relacionadas entre os datasets, causando falhas em joins e filtros.
Quebra de relacionamentos: registros passam a não encontrar suas correspondências, resultando em dados “órfãos” ou não vinculados.
Inconsistência nos resultados das análises: métricas e relatórios podem trazer valores incorretos, duplicados ou incompletos.
Impacto em performance e confiabilidade: consultas ficam mais lentas e os resultados deixam de ser confiáveis.
Por isso, campos utilizados em chaves de relacionamento (chaves primárias e estrangeiras) nunca devem ser alterados no processo de ETL sem uma revisão completa do modelo e do impacto nos dados já carregados.