Adicionando um campo novo a uma query já existente

Adicionando um campo novo a uma query já existente

Para adicionar um campo, seguimos três passos gerais:

  1. Alteração na Query (extração de dados);
  2. Alteração na Modelagem de dados do projeto;
  3. Alteração na ETL;
Nos itens abaixo iremos detalhar estes passos listados acima;
  1. Alteração na Query (extração de dados);
    1. Acesse o extrator de dados (Agent);
    2. Acesse a consulta NotaFiscal presente no diretório /query/fact/;
    3. Ajuste a formatação da query através do link https://sqlformat.org/ para facilitar a visualização e alteração da consulta;
    4. Adicione o campo D2_CUSTO1 na última posição do SELECT, ou seja, adicionando uma vírgula no último campo que estava e adicionando o campo desejado antes do FROM:
    5. Salve o arquivo NotaFiscal;
  2. Alteração na Modelagem de dados do projeto;
    1. Acesse o modelo de dados, através do analytics.totvs.com.br na aba Dados:
    2. Clique em Edit, localizado no canto superior direito da tela, para editar o modelo de dados do projeto Fast Analytics Protheus Backoffice:
    3. Adicione a fato D2_CUSTO1 no dataset de Faturamento:
    4. Clique em Save, localizado no canto superior direito da tela, para salvar o modelo de dados:
  3. Alteração na ETL;
    1. Acesse seu projeto via CloudConnect, caso não tenha acessado o mesmo ainda, siga este documento para fazer login e acessar seu projeto: GoodData - Fast Analytics - Como baixar e configurar o seu projeto Fast Analytics GoodData no CloudConnect
    2. Acesse o graph com_fct_Faturamento.grf para adicionar o campo D2_CUSTO1 nos mapeamentos na extração do arquivo NotaFiscal.csv que é gerado após a query que alteramos no passo 4 e mapear o mesmo para o modelo de dados que alteramos no passo 8.
    3. As alterações serão nestes metadatas e componentes destacados abaixo:
    4. No metadata de entrada, destacado abaixo, adicione o campo D2_CUSTO1 tipo string:
    5. No metadata de saída, destacado abaixo, adicione o campo D2_CUSTO1 tipo decimal:
    6. No componente Reformat, destacado abaixo, realize o tratamento dos campos adicionados seguindo os tratamentos realizados para outros campos que já estão no padrão desenvolvido:
    7. No componente LookupJoin, destacado abaixo, adicione os campos conforme o padrão desenvolvido:
    8. No componente Writter, destacado abaixo, realize o mapeamento do campo presente no metadata em relação ao campo presente no modelo de dados.
    9. Salve o graph e realize o deploy do processo conforme o documento/link orienta: GoodData - Fast Analytics - Como realizar um deploy no projeto
Pronto! Após seguir estes passos, o Fast Analytics terá um campo novo para ser adicionado em métricas, relatórios e dashboards. Observação:
  • Execute o extrator de dados, Agent, para validar que todas as etapas configuradas ocorreram com sucesso.
  • Para mais informações, acesse: